segunda-feira, 2 de julho de 2007

O Poder da Mente


Não pretendo que este texto seja esotérico, apenas que exerça uma certa reflexão - no final saberei se consegui ou não sendo isto uma reflexão.

Escrevendo hoje talvez duma forma mais séria, mas não necessariamente mais pesada, reflectamos.

Considero o poder da mente crucial, decisivo.

Porém, mundano, é a velha história do copo meio cheio/meio vazio. Acreditamos naquilo que queremos. E, por consequência, vemos aquilo em que acreditamos.

Há histórias pungentes sobre pessoas que não queriam receber orgãos transplantados, e cujo corpo rejeitou esses orgãos. Para mim, não é só uma coincidência.

É este poder, talvez positivo, mas de certeza por vezes negativo, que nos faz acreditar e conotar os elementos desta vida.

Este poder a meu ver inexplicavel por enquanto, faz-nos decidir se gostamos ou não de lavar a loiça, de engomar, ou de gelado de limão. Ficar zangados, ou rir à gargalhada, acho que também são definidos por ele.

Gostam de azul? É provavel que sim, mas e se, na verdade todos gostamos da mesma cor, mas vê-mo la de formas diferentes? Eu gosto de azul. Mas quem gostar de amarelo se calhar também gosta da mesma cor, apenas a vê de uma forma diferente.

Se calhar o amarelo e o azul são ambos verde. Porquê verde? Só se chama verde porque foi decidido assim. Se quisermos podemos chamá-lo chocolate. O único problema seria entendermo-nos se cada um de nós desse o nome que quisesse a cada coisa.

(Provavelmente até se criariam muitos casos jurídicos por plágios de nomes dados a coisas. Mas será que os Tribunais funcionariam melhor'? Não me parece. Os nomes são bons. Mas isto é pura semantica - e isto que se diz??

É como aquele tão falado livro do segredo para a felicidade, é preciso acreditar que já temos o que queremos para o ter...ou algo assim.


Ver um gato preto, é bom, ou dá azar, talvez seja indiferente...É este o Poder da nossa Mente.

2 comentários:

Maria di Luca disse...

E hoje bem que precisei exercê-la, minha linda mekinóloga. Ths. Pls continue writing & writing. G.

Psantos disse...

Bem sei que posso ser muito criticado por isto, mas a maturidade do teu pensamento permite-mo.

É, talvez por isso, que se diz (e há quem possa provar cientificamente) que o ser humano é unico capaz de fazer crescer parte do seu corpo, só com a mente, e a uma velocidade assustadora.